terça-feira, 19 de novembro de 2013

Uma forma gostosa de aprender!

Saiu no Portal Rioeduca:  http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=4005

Toda quinta-feira dos meses de Outubro e Novembro, a turma do 1° ano da professora Simone Freitas realiza receitas com a estágiaria Auxiliadora Sousa. Noções de Higiene no manuseio de alimentos e medidas matemáticas são sempre utilizadas. CONFIRA!


O CIEP Dr. João Ramos de Souza, da 11ª CRE, realiza o projeto intitulado Culinária em sala de aula, que tem como objetivo geral desenvolver a consciência dos alunos sobre a importância da higiene no manuseio dos alimentos. As aulas são desenvolvidas na turma de 1° ano da professora Simone Freitas.

A estagiária Auxiliadora Leite de Sousa, do 8° período de pedagogia na Universidade Estácio de Sá, juntamente com a professora regente da turma, Simone Freitas, conversam e ensinam formas de higiene antes do preparo dos alimentos.


Turminha já com avental, touca, mãos lavadas e higienizadas para manuseio dos alimentos.

Confira a forma certa de lavar as mãos:


Salada de frutas:

Depois de higienizadas, as crianças acompanham a explicação sobre os alimentos e a forma correta de cortá-los para uma sala de frutas.

A estagiária Auxiliadora, que cursa a disciplina Residência na Universidade, na foto com os alunos.

No final do preparo, a alegria é garantida, tanto para os alunos que acompanharam o processo de criação da salada de frutas, como para os professores e funcionários da Unidade Escolar que se candidatam à vaga de voluntário na aprovação da receita.

Final feliz: todos com seu copo de salada de frutas.

Já foram realizadas as receitas: Salada de Fruta, Beijinho, Sucos, Vitaminas e Sanduiche Natural!

Doce Beijinho:

Professora Simone Freitas, de blusa preta, junto com a estagiária Auxiliadora, fazendo o doce Beijinho.

A Receita culinária é uma excelente estratégia para trabalhar com as turmas de 1º ao 3º ano, pois através dela podemos trabalhar as medidas de capacidade de uma maneira saborosa e com a participação da turma!

Inove e mostre para a turma que, em uma receita culinária, é possível entrar em contato com diferentes medidas (litro, grama e unidade) e instrumentos (xícara e colher), rótulos. Além, é claro, de ensinar hábitos saudáveis de higiene.


Parabéns à professora Simone Freitas, à estagiária Auxiliadora Sousa e a toda equipe do CIEP Dr. João Ramos de Souza por propiciar momentos de aprendizagem aliados à diversão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário