sábado, 1 de dezembro de 2012

Site RioEduca - Ler para aprender a ler!

O CIEP Dr. João Ramos de Souza, mais uma vez está no site do Rioeduca, desta vez é a turma do 1º ano!

 
 



Ler para Aprender a Ler!

Tags: 4ªcre, projetos.


O mundo mágico da leitura proporciona uma viagem sem fronteiras para onde a imaginação levar. A escola, que tem a formação de leitores como um dos objetivos principais, deve despertar no aluno o interesse e o prazer pela leitura logo na primeira infância.



Ler todos os dias. É assim que a ação passará a ser corriqueira e, com o tempo, se tornará um hábito inadiável.
O ato de ler pode ser considerado um ritual. Veja como a Professora Laura desenvolve esse ritual com a sua turma.
"Durante o mês de outubro, a turma 1.101 (1° ano) do CIEP Dr. João Ramos de Souza, passou a utilizar a cadeira e o microfone para ler em voz alta como se os alunos estivessem em um palco.
O tema do trabalho, "LER PARA APRENDER A LER", foi estabelecido de acordo com o projeto da SME que visa a estimular o hábito da leitura por prazer entre alunos e professores.

A cada dia, a professora escolhia 3 alunos para que, no dia seguinte, realizassem a leitura do livro "O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Urso Esfomeado".
Diariamente, a professora reservava 50 minutos da aula para a leitura do livro pelos alunos escolhidos no dia anterior. Um de cada vez subia na cadeira, colocava o microfone, lia as páginas e mostrava a figura para os demais. Os outros alunos observam e votavam no final.


A leitura do livro deveria ser completa, mesmo quem não conseguia ler com fluência não ficava de fora! Deveria pelo menos ler silabicamente ou soletrar a palavra. Os próprios colegas de classe votavam para atribuir os conceitos MB, B, R ou I.

Como consequência houve uma notável diminuição das faltas e uma disputa de quem iria ser o próximo leitor, pois todos queriam ler no dia seguinte!

A culminância do projeto foi o simulado para a prova Alfabetiza Rio realizado durante os dias 12, 13 e 14 de novembro. Os alunos fizeram 30 questões de leitura, escrita e matemática, exigindo concentração, leitura e atenção.

As regras eram:
1° Não falar durante a prova;
2° Não levantar ;
3° Não copiar a prova do colega.

Os resultados das provas eram anotadas em uma tabela exposta no mural.


As regras foram obedecidas a risca e o resultado foi um sucesso!

No último dia de prova, após o somatório das notas, estabeleceu-se o ranking geral. Os 10 melhores alunos foram premiados com bombom e um diploma em que se lia: "Nas Olimpíadas, os melhores levam Ouro! Aqui também! Os melhores levam "Ouro Branco"!

A premiação ocorreu na presença da diretora Patrícia e da coordenadora Mônica, para alegria dos pequenos!" Texto:
Professora Laura Fantti Davilla - CIEP Dr. João Ramos de Souza
Parabéns à Professora Laura por levar seus alunos a descobrirem o mundo da leitura, da fantasia, permitindo-lhes regular e compreender as suas próprias vivências.
Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

Um comentário:

  1. Parabéns,Laura. Belo projeto. Trabalho com seu pai no GEC. Anísio Teixeira. Sou da Sala de Leitura,viu? Quando,quiser apareça para uma visita e trocarmos figurinhas.

    ResponderExcluir